Colégio Integrado
Educação e Tecnologia
As aulas eram ministradas com “quadro negro, giz e saliva” e o professor, detentor de todo o conhecimento, passava aos alunos esse conhecimento “tim-tim por tim-tim”.
Com o advento do computador pessoal e, em seguida, do sistema Windows, tornou-se possível produzir textos e desenhos com qualidade além de gerar e imprimir originais coloridos em impressoras a laser ou jato de tinta. Acompanhamos essa evolução tecnológica disponibilizando nas salas de aula projetores multimídia para uso de imagens e vídeos aos alunos.
Vários “portais” de informações foram disponibilizados para consulta e num piscar de olhos podemos “perguntar” praticamente tudo e obter respostas detalhadas em qualquer área do conhecimento humano.
Agora estamos chegando em um novo patamar tecnológico com o advento das redes sociais e principalmente pela Inteligência Artificial representada de forma impressionante pelo Chat GPT.
Cabe destacar, porém, que a educação relativa aos princípios básicos da vida em sociedade continua sendo tarefa fundamental da família e, nesses tempos de mudanças tão aceleradas, passou a exigir mais deste núcleo familiar na orientação e no acompanhamento da educação das crianças e adolescentes.
Os professores, que antes cuidavam apenas da educação acadêmica prevista nos livros didáticos, também passaram a ocupar importante papel na orientação dos valores necessários à vida em grupo como responsabilidade, respeito ao próximo, honestidade, compaixão, etc, são definitivamente exemplos seguidos por seus alunos.
Nesse mundo digital continua o uso do “quadro negro e saliva”, porém o professor tem se apropriado cada vez mais das tecnologias disponíveis e passa a ser o “facilitador” ou “mediador” que ajuda a filtrar a informação e o acesso ao conhecimento, contextualizando-o no universo do aluno e estimulando o exercício da criticidade.
Outro relevante papel do Integrado é assegurar que os alunos deixem o “mundo virtual” e busquem a socialização entre eles. As horas passadas na escola oferecem importante oportunidade para interação com outros colegas, professores e demais colaboradores que permite exercitar sentimentos como amizade, companheirismo, solidariedade, frustrações, conquistas, acolhimento, senso de pertencimento e alegrias.
Educar exige estudo, tecnologia, reflexão, diálogo e humanismo. Esses são instrumentos fundamentais na arte de construir e oferecer uma educação voltada à autonomia e protagonismo que permitirá aos nossos alunos escolher qual caminho seguir em busca da realização dos seus sonhos.